Para começar, sou um pavio curto?

piada-pavio-curto

Começo o meu primeiro post com essa questão, para iniciar a série de algumas postagens reflexivas.

Antes de tudo vamos ver mesmo o que é uma pessoa de pavio curto:

O pavio curto é aquele que facilmente explode, o famoso tolerância zero. Geralmente são aquelas pessoas impulsivas, que agem de maneira impensada. Tendem a responder muito vigorasamente, causando uma forte reação negativa no outro. Sua emoção mais comum e mais freqüente é a raiva e irritabilidade. Pessoas com ” pavio curto” são caracterizadas por um mau humor e pessimismo generalizado, e com isso provocam medo, afastamento e, desprezo. Além disso, quem é “pavio curto” não admite ou não se reconhece como tal, mas as pessoas ao seu redor sabem identificá-los. O isolamento social é o preço que paga quem é “pavio curto”.

Aqui, vejo que me enquadro em alguma dessas características, sou implusiva e tenho a tendência a agir de maneira impensada, mas não me classifico como de mau humor e pessimismo generalizado, ao contrário, procuro sempre ser otimista! Mas se me disserem, você tem o pavio curto, eu até acredito, pois nunca calo quando sou ofendida e boto para fora as minhas emoções. Não sou muito de guardar as coisas para dizer depois, em algumas situações até sim, pois às vezes a melhor resposta é o silêncio. Eu estou trabalhando a minha mente no sentido de poder ser capaz de tolerar frustrações.

Acredito que  nossa capacidade de tolerar frustração é a base da maturidade emocional principalmente porque nos dá a habilidade necessária para distinguir fantasia de realidade. O ser humano é falível, porém, cheio de potenciais que precisam ser descobertos para serem estimulados e aproveitados.

Existem muitas pessoas que vivem se lamentando de suas amarguras e ressentimentos com o mundo, cobrando algo que a muito elas não oferecem… amor, atenção, carinho e respeito. O pavio curto é na verdade alguém que tem dificuldade em aceitar seus limites e frustrações, não consegue lidar com eles, portanto grita primeiro numa desesperada tentativa de evitar a frustração. Existem outros aspectos também relacionados a esta característica emocional, como a dificuldade de perdoar e de ser humilde para reconhecer seus erros e suas dificuldades.

Portanto, ser pavio curto é uma dificuldade emocional e não uma doença, assim a busca de autoconhecimento e de superação de nossos limites é possível e está ao nosso alcance.

E você, que acabou de ler o texto, se considera de pavio curto? Gostaria de deixar algum comentário?

Abraços!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Para começar, sou um pavio curto?

Adoraria saber sua opinião. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s