Acabe a dor pré-menstrual com Camomila!

cha camomila
Cansada de lidar com o desconforto pré-menstrual da sensibilidade mamária, dores nas costas, cólicas e outros desconfortos mês após mês?  Então, beba chá de camomila três vezes por dia na semana antes de seu período. The Journal Complementary Therapies in Clinical Practice relata que os compostos levemente sedativos e relaxantes da camomila são tão eficazes na prevenção da dor do período pré-mentrual como o Advil, Motrin e outros remédios analgésicos de balcão – sem causar efeitos colaterais como dor de estômago!

Porque funciona: beber chá de camomila antes de seu período ajuda a prevenir cólicas menstruais, pois este age parando os espasmos dos músculos uterinos, dizem os investigadores britânicos.

Para preparar: Coloque 1 saquinho de chá ou 1 colher de sopa de folhas de camomila secas em água fervida , que foi resfriada por um minuto. Cubra o copo por uns 20 minutos e beba.

cha folhas camomila

Gengibre funciona, também! Numerosos estudos mostram que beber duas a três xícaras de chá de gengibre nos dias anteriores – e durante – seu período de menstruação alivia as dores menstruais relacionadas, com a mesma eficácia que anti-inflamatórios! Compostos ativos do gengibre bloqueiam a produção de prostaglandinas, hormônios que transmitem sinais de dor ao cérebro e disparam a inflamação.

cha de gengibre

Mais além disso, olha quantos benefícios a Camomila (Matricaria Chamomilla) nos traz.

Seu chá é eficiente também em situações de ansiedade, irritabilidade, insônia, tensão e depressão leve, aliviando os sintomas. Quando tomado à noite, proporciona um sono calmo e, se tomado durante o dia, auxilia na prática das atividades sem o estresse rotineiro.

Essa erva também ajuda a resolver problemas no sistema digestivo, como inflamações na mucosa gastrointestinal, azia, gases e alivia tanto na prisão de ventre quanto na diarréia, pois regula o intestino.

Uma pesquisa da Universidade de Toyama, no Japão, divulgada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, mostra que o chá de camomila pode prevenir complicações do diabetes tipo 2, como cegueira e lesões dos nervos e nos rins.

Pode ser consumido diariamente, mas a quantidade não deve ultrapassar 5 xícaras (chá) por dia.

????????????????????????????????????????

E além dos benefícios já citados acima, o chá de camomila pode ser usado externamente, favorecendo a beleza. Possui efeito cicatrizante e tem o poder de clarear tanto a pele (manchas de pele) quanto os cabelos, fazendo parte de diversas fórmulas de xampus, sabonetes e cremes. Trata problemas de pele, olheiras, acne, etc., pois alivia as irritações e possui ação antisséptica.

Para olheiras e olhos inchados, utilize compressas de chá de camomila bem gelado.

Gelado, o chá de camomila tem efeito anti-inflamatório e, por isso, é benéfico para a pele irritada e pode ser usado após depilação, evitando infecção nos poros. Em pequenas regiões como buço e virilha, aplique o saquinho do chá gelado e deixe por alguns minutos. Em regiões maiores, como as pernas, prepare ½ litro de chá e leve para gelar, conservando na geladeira por no máximo 2 dias. Molhe um pano limpo e aplique sobre a área afetada durante 10 minutos.

A camomila pode causar náusea e dermatite de contato em pessoas sensíveis. Se consumida acima das quantidades recomendadas, pode ser tóxica.

Fonte: Revista: O Poder dos Chás e fotos via google
Anúncios

Um comentário sobre “Acabe a dor pré-menstrual com Camomila!

Adoraria saber sua opinião. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s