Tamarindo: seus benefícios à saúde e à beleza

tamarindo1

O termo “tamarindo” origina-se do árabe (tamr hindī), que em português significa “tâmara da Índia”. A palavra chegou à língua portuguesa pelo latim medieval tamarindus, daí a denominação do gênero, em latim científico, Tamarindus.

O tamarindo, segundo pesquisa, é um alimento de origem africana – embora seja cultivado principalmente na Índia – que possui sabor ácido e doce e faz bem à saúde. É uma espécie que pertence à família das leguminosas, ou seja, são plantas cujas sementes crescem em vagens. O tamarindo é o fruto da árvore tamarindeiro (Tamarindus indica L.). Essa árvore pode crescer naturalmente em regiões de clima tropical e subtropical e mede aproximadamente 20 m de altura. Ela possui flores que apresentam cores amarela e vermelha. Os frutos (tamarindos) possuem casca marrom e formato de vagem. Cada fruto pode apresentar de 1 a 10 sementes, que ficam presas na polpa do tamarindo. De acordo com um estudo, o tamarindo foi introduzido em mais de 50 países, e os principais produtores comerciais são a Índia e a Tailândia, sendo que no continente africano a produção desse fruto destina-se ao uso próprio. No Brasil, o cultivo de tamarindo ocorre em quase todos os estados, sendo consumido principalmente no Nordeste.

tamarindo

tamarindo

Bem poucos sabem, mas além de oferecer diversos benefícios de ordem nutricional e terapêutica, o tamarindo ainda atua como protetor solar e hidratante para os cabelos.

Benefícios à saúde

Estudos indicam que esse alimento serve para o tratamento de problemas no aparelho digestivo, ajuda no combate à produção de gases no intestino, possui propriedade expectorante (ajuda a expelir as secreções acumuladas nos brônquios), laxativa, favorece a digestão e existem pesquisas que o relacionam à cura da febre da malária. Descobertas apontam que o tamarindo dispõe de atividade antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, além de apresentar efeito antidiabético.

A semente dele é utilizada no combate a vermes, no tratamento de diarreias, doenças oculares e úlceras. A parte externa da semente é capaz de atuar no tratamento de queimaduras. As mesmas pesquisas apontam, ainda, que a semente do tamarindo possui atividade antioxidante devido à presença de flavonóides, que são capazes de combater os radicais livres (responsáveis pela perda de células saudáveis) presentes em nosso corpo, por meio de processos de oxidação.

Tamarindo aliado à beleza

Foram realizadas análises por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) sobre a capacidade de o tamarindo atuar no tratamento de cabelos e protegê-los contra raios ultravioleta (UV). O resultado foi positivo e foi comprovado que a polpa desse alimento forma um filme protetor nos cabelos, que, além de hidratar e dar brilho a eles, protege-os contra os raios UV e luz visível. O tamarindo também é utilizado, principalmente na Indonésia, como tintura natural para os cabelos. Além disso, a semente dele, quando triturada e misturada com vinagre ou suco de limão, previne a formação de espinhas.

Crédito: ecycle

Anúncios

Adoraria saber sua opinião. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s