Receber bem é uma arte!

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Pois é, não basta abrir a porta e pedir para eles se sentirem em casa. Receber convidados é uma arte que requer preparação e uma infinidade de cuidados, um dom que nem todos tem, mas que certamente pode ser aprendido e aperfeiçoado.

A principio pensamos em uma recepção como algo simples e descomplicado que podemos simplesmente ligar para os amigos ou familiares e chamá-los para virem passar uma tarde em nossa casa, para depois pensarmos o que faremos, mas ai é que se diferencia um ótimo anfitrião. E o termômetro se você foi um bom anfitrião é o tempo em que as pessoas ficaram em sua festa.

Uma grande dica é lembrá-la que muitas coisas podem ser preparadas antes da chagada dos convidados, como, por exemplo, abrir as garrafas de vinho algumas horas antes, verificar as bebidas da casa, colocar a mesa e arrumar as flores.

Em um jantar pequeno ou de pessoas intimas, se você for presenteada, abra logo o embrulho, com uma certa discrição para não deixar os “pão-duros” sem graça. Em um jantar maior, deixe para abrir os presentes mais tarde, mas não esqueça de ligar no dia seguinte para agradecer (pequeno truque: escreva logo o nome de quem ofereceu em cima do embrulho para não agradecer o lindo peso de papel para quem te ofereceu um CD!). Se você receber uma caixa de chocolates, não deixe de servi-los na hora do cafezinho. Recebendo flores, coloque-as logo em um vaso (como você é uma moça esperta e não quer fazer feio, você já terá previsto os vasos antes da chegada da multidão). E o banheiro, hein? Não esqueça dele! Arrume bem bonitinho, com umas toalhas de mão bem passadas e cheirosas, sabonetes pequenos e novinhos, rolo de papel higiênico de refil e, se você quiser dar um show, coloque um vidrinho de água de colônia, algodão e lenço de papel.

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Algumas regrinhas básicas:

1° Gastos – Seja uma pizza com um casal de amigos ou uma festa de aniversário para 200 pessoas nunca faça uma festa se não tiver certeza que tem dinheiro suficiente para comprar tudo que necessita. Fazer uma recepção contando centavos e cortando os gastos pode passar uma impressão de mesquinharia, então a regra é se não tenho o suficiente, melhor esperar.

2° Os convidados – Convidar sua tia de 80 anos e seus amigos de faculdade para tomar uma cerveja, pode não propiciar uma boa harmonia, pois os assuntos e gostos provavelmente serão muito divergentes, bem como pessoas que não se falam, ou casal de ex-namorados, pode criar um clima ruim. O ideal para pequenas reuniões é antecipar para os convidados quem estará presente para evitar constrangimentos.

3° A Chegada – O anfitrião tem a obrigação de receber todos os convidados um a um e acomodá-los se oferecer para guardar seus pertences, apresentá-los aos demais e servir uma bebida.

4° A Bebida – De maneira geral é muito importante que se pense a bebida como um todo, ou seja precisa pensar nas crianças, nas pessoas que só tomam refrigerantes Diet, e além da tradicional e amada cerveja, pense nas mulheres que não bebem e ofereça uma opção de Drink alcoólico como Caipirinha, Margarita, batidas etc…

5° Música – O ideal é seguir o bom senso. Independente do seu gosto musical, precisa fazer um som ambiente eclético. Em um churrasco a beira da piscina combina com músicas alegres e descontraídas, já em um jantar mais intimo um Jazz, MPB ou uma música mais Lounge, cai muito bem, mas não tem regra. Precisa ter sensibilidade e gentileza de tocar o que agrada todos, sem se descuidar do volume que deve permanecer num nível que não incomode os vizinhos e de para conversar sem ter que gritar.

6° O lugar – A escolha do local é muito importante e sempre terá uma relação direta com a quantidade de pessoas a serem recepcionadas. Se você não mora em uma casa que tenha uma boa área de lazer, churrasqueira ou salão de festa opte por fazer mais uma recepção, faça na casa de alguém que tenha um espaço maior ou alugue, mas convidar mais pessoas que o lugar comporta é pecado capital. Se seu Apartamento só comporta 2 casais de amigos não tente convidar 20 pessoas que será um desastre. Não tem nada mais desagradável que ter que ficar em pé no corredor, ou tendo que se espremer para poder transitar. Antes de iniciar a montagem da recepção certifique-se que todos terão acentos e lugar suficiente para circular sem parecer uma estação de metrô às 17:00 hs.

7° A Comida – Evidente que esta é uma das primeiras coisas a se pensar, então para ajudar na escolha comece pelo horário a ser feito o evento. Se no almoço, terá que fazer um prato quente e salada, ou churrasco; fim de tarde pode optar por lanches, Salgados e Tortas e à noite uma refeição mais leve ou uma Pizza. O que não pode é fazer uma recepção às 13:00 da tarde e servir canapés, sob pena de seus convidados irem embora mais cedo para casa sem antes passar em uma churrascaria. Mesma regra da bebida, nunca pode faltar, sempre calcule a comida para que sobre, pois é extremamente desagradável ir a uma festa com comida racionada, e pode ter certeza, todos vão perceber e quando acabar não adianta dizer que vai pedir uma Pizza porque já estragou o barato.

Pense num cardápio simples, evitando ossos e espinhas. Lembre do bom equilíbrio e da boa apresentação da comida. Mesmo se seus convidados forem chineses, não sirva arroz automaticamente. Escolha entre uma massa, arroz ou batata. Ofereça sempre um prato mais leve, afinal pode ter alguém com alguma restrição alimentar.

8° Banheiros – Nada pior que um visitante ter que pedir papel higiênico para o dono da casa então cuide não só da área em que os convidados vão ficar, mas também dos banheiros. Se só tiver 01 (um) cuidado, pois se chamar muita gente para um churrasco regado a cerveja, seguramente terá um belo congestionamento na porta, então volte a regrinha de ouro se não tem espaço físico para receber muita gente não o faça sob pena de tornar a festa um inferno.Toalhas de papel ou pano e sabonetes líquidos são bem vindos. Lembre-se que o cesto de lixo é sua obrigação verificar se não está cheio e providenciar para que não fique com piso molhado.

9° A Louça – Se não tem copos adequados para cada bebida, ao menos compre copos padronizados, e em quantidade suficiente para todos os convidados e NUNCA mais NUNCA use copo de requeijão ou extrato de tomate. Caso queira usar descartável use copos de acrílico e acima de 300ml, e muito cuidado com a marca, pois existem copos que só de olhar para eles já amassam e quebram. A mesma tratativa deve ser dispensada aos pratos, talheres e travessas. Servir em louça bem apresentada significa muito sobre você e seu estilo de vida. Oferecer aos convidados um pratinho descartável de papel e um garfinho xexelento que não consegue espetar nem uma gelatina, é fazer todos passarem raiva e ter uma péssima impressão de você, mesmo que você more em uma mansão, aliás se for este o caso, fica proibido o descartável.

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Sentar quem e onde?

Em certos países, os donos da casa se sentam, frente a frente, no meio da mesa. E em outros, o costume é que ocupem as cabeceiras da mesa (no caso de uma mesa retangular).

Existem lugares de honra: à direita do dono da casa para uma senhora e à direita da dona da casa para um homem. Se você estiver recebendo dois casais com a mesma ” importância”, sente a esposa do primeiro casal à direita do dono da casa e o marido do segundo casal à direita da dona da casa, assim cada casal se sentirá devidamente honrado. Os segredos da etiqueta não param por aí. Se todos os convidados tiverem a mesma “importância”, então siga uma pequena regra: considere como homenageado as pessoas que você estiver recebendo pela primeira vez, ou as pessoas com mais idade, no caso de um jantar de trabalho, use e abuse da hierarquia!

Sempre altere um homem com uma mulher, nada de criar clube da Luluzinha de um lado e do Bolinha do outro!

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Créditos para bolsademulher e hanfitrião

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