É trabalho duro ser uma abelha…

He Meixia, uma agricultora de 25 anos de idade, poliniza cada flor em uma árvore de pera com a mão na província de Sichuan, China. Foto: KEVIN FRAYER/GETTY IMAGES

Polinizar árvores frutíferas é um trabalho que é feito melhor por abelhas. Mas não há um monte de abelhas na China nos dias de hoje, o que deixa os agricultores a encontrar outras soluções. Em Hanyuan County, muitas vezes chamado de capital da pêra, do mundo, os trabalhadores vão de árvore em árvore, polinizando manualmente as flores brancas com escovas.

A técnica é uma das muitas que os agricultores de todo o mundo estão adotando porquanto as populações de polinizadores naturais estão diminuindo constantemente. Os pesquisadores atribuem o declínio a muitos fatores, incluindo pesticidas, parasitas e predadores invasivos. Muitas espécies estão caminhando para a extinção, de acordo com um relatório das Nações Unidas divulgado em fevereiro/2016.

Os agricultores da província de Sichuan (que inclui Hanyuan County) tem sido polinizadores manuais durante anos, implantando pequenos exércitos de trabalhadores armados com escovas em longas varas para enxugar/alisar as flores. É tedioso, porém mais barato do que alugar as abelhas.

Enquanto alguns podem temer que isso é um sinal do que está por vir para a agricultura dos EUA, Eric Mussen, um apicultor na UC Davis, não vê os agricultores ali substituindo as abelhas com os seres humanos em nenhum breve tempo. “Os apicultores estão encontrando maneiras de limitar perdas de colônias e enchem suas caixas vazias”, diz ele. “os números de colônias estabilizaram e têm estado aumentando ao longo dos últimos anos. Estamos descobrindo que as nossas lavouras estão recebendo mais serviços de polinização de abelhas nativas do que pensávamos. Assim, no momento não estamos nos sentindo desesperados. “

Traduzido de wired

Anúncios

Adoraria saber sua opinião. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s