Benefícios da Linhaça!

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Alguns a chamam um dos mais poderosos alimentos vegetais do planeta. Há alguma evidência que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer, derrame e diabetes. Isso é mesmo um conceito altíssimo para uma pequena semente que tem estado aqui em torno de séculos.

A Linhaça era cultivada na Babilônia tão cedo quanto 3000 aC. No século 8, o rei Charlemagne acreditou tão fortemente nos benefícios de saúde proporcionado pela linhaça que ele passou leis que exigiam que seus súditos a consumissem. Agora, treze séculos mais tarde, alguns especialistas dizem que temos uma pesquisa preliminar para respaldar o que Charlemagne suspeitou.

A linhaça hoje é encontrada em todos os tipos de alimentos, de biscoitos e waffles congelados até para a aveia. As estimativas do Conselho de linho dizem que perto de 300 novos produtos à base de linhaça foram lançados somente nos EUA e no Canadá em 2010 , sem contar em outros países. Não só a demanda dos consumidores por linhaça tem crescido, mas o uso agrícola também tem aumentado. A linhaça é o que é usado para alimentar todas essas galinhas que estão colocando ovos com altos níveis de ácidos graxos ômega-3.

Apesar de a linhaça conter todos os tipos de componentes saudáveis, ela deve a sua reputação saudável primariamente para três deles:

1) Ômega-3 ácidos gordos essenciais, “boas” gorduras que foram mostradas ter efeitos saudáveis para o coração. Cada colher de sopa de semente de linhaça moída contém cerca de 1,8 gramas de vegetais ômega-3.
2) Lignanas, o que têm ambos: tanto estrogênio vegetal quanto qualidades antioxidantes. A linhaça contém de 75 a 800 vezes mais ligninas do que outros alimentos vegetais.
3) Fibras. A linhaça contém ambos os tipos solúveis e insolúveis.

Os benefícios da linhaça para a saúde:

Embora Lilian Thompson, PhD, uma pesquisadora de linhaça conhecida internacionalmente, da Universidade de Toronto, diga que ela não possa dizer que qualquer um dos benefícios de saúde da linhaça seja “conclusivo”, a pesquisa indica que a linhaça pode reduzir os riscos de certos tipos de câncer, bem como doenças cardiovasculares e doença pulmonar.

Estudos recentes têm sugerido que a linhaça pode ter um efeito protetor contra o câncer de mama, câncer de próstata e câncer de cólon. Pelo menos dois dos componentes em linhaça parecem contribuir, diz Kelley C. Fitzpatrick, diretor de saúde e nutrição com o Conselho de linhaça do Canadá.

Em estudos com animais, o ômega-3 ácidos graxos da planta encontrada na semente de linhaça, chamado ALA, inibiu a incidência de tumores e seu crescimento.

As lignanas podem ajudar a proteger contra o câncer, bloqueando enzimas que estão envolvidas no metabolismo hormonal e interferindo com o crescimento e a propagação das células tumorais.

A pesquisa sugere que plantas ômega-3 ajudam o sistema cardiovascular através de vários mecanismos diferentes, incluindo ação anti-inflamatória e normalizar os batimentos cardíacos.

Fitzpatrick diz que a nova pesquisa também sugere significantes efeitos de redução da pressão arterial na utilização de linhaça. Esses efeitos podem ser devidos a ambos os ácidos gordos omega-3, bem como os grupos de aminoácidos encontrados na linhaça.

Vários estudos têm sugerido que dietas ricas em ômega-3 linhaça ajudam a prevenir o endurecimento das artérias e manter a placa de ser depositado nas artérias, em parte, mantendo as células brancas do sangue longe de ficarem agarradas ao revestimento interno dos vasos sanguíneos, portanto bom para afastar a aterosclerose.

Comer linhaça diariamente pode ajudar os níveis de colesterol. O nível de LDL ou “mau” colesterol na corrente sanguínea tem sido associado a um risco aumentado de doença cardíaca, a obesidade, a diabetes e síndrome metabólica. Um estudo de mulheres na menopausa mostraram uma diminuição no nível de LDL após elas comerem 4 colheres de sopa de semente de linhaça moída por dia, por um ano. Fitzpatrick diz que os efeitos de redução de colesterol de linhaça são o resultado dos benefícios combinados dos omega-3 ALA, fibras e lignanas.

Dicas para o uso da linhaça

Muitos especialistas acreditam que é melhor consumir linhaça moída (farinha) do que o óleo de linhaça (que contém apenas uma parte da semente) de modo a obter todos os componentes.
Thompson diz, “semente de linhaça moída, em geral, é uma ótima primeira escolha, mas pode haver situações específicas em que o óleo de linhaça ou as lignanas (tomado em quantidades encontradas naturalmente na linhaça) pode ser tão bom quanto.”

Qual a quantidade de linhaça que você precisa? Uma ótima dose para obtenção dos benefícios para a saúde ainda não é conhecido. Mas 1 a 2 colheres de sopa de semente de linhaça moída por dia é atualmente a dose sugerida, de acordo com o Conselho de linhaça do Canadá.

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Aqui estão mais dicas para o uso, a compra e armazenamento de linhaça:

1) Compre-a moída ou moa-a você mesmo. As sementes de linhaça, quando consumidas inteiras, é mais provável que passem pelo trato intestinal sem serem digeridas, o que significa que seu corpo não vai obter todos os componentes saudáveis. Se você quer moer a linhaça, aqueles pequenos moinhos de café elétricos parecem funcionar melhor.
2) Moída. Não se confunda com os diferentes nomes de produtos para semente de linhaça moída. Moída ou semente de linhaça moída é a mesma coisa que farinha de linhaça.
3) Qual comprar: linhaça marrom ou dourada? linhaça dourada é mais agradável aos olhos, mas linhaça marrom é mais fácil de encontrar na maioria dos supermercados. Há muito pouca diferença nutricional entre os dois, então a escolha é sua.
4) Verifique o rótulo do produto. Ao comprar produtos que contenham linhaça, verifique o rótulo para se certificar que são de semente de linhaça moída, e não de grãos inteiros que foram adicionados.
5) Adicione linhaça a um alimento que você habitualmente come. Toda vez que você tem um determinado alimento, como aveia, smoothies, sopa, ou iogurte, misture em umas duas colheres de sopa de farinha de linhaça. Em breve será um hábito e não terá que pensar sobre isso, você só vai fazê-lo.
6)Use-a como substituto: use linhaça moída como substituto por parte da farinha em receitas de pães, muffins, pães, pão, bagels, panquecas e waffles. Tente substituir 1/4 a 1/2 xícara de farinha com semente de linhaça moída, se a receita pede 2 ou mais xícaras de farinha.
7) Mantê-a no congelador. O melhor lugar para armazenar semente de linhaça moída é o congelador. Congelar linhaça pré-moído no saco que você comprou ou num saco selado de plástico se você moe-la sozinho. O congelador irá manter a linhaça moída livre de oxidação e também perder sua potência nutricional.

Tradução livre do texto da webmd

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