O olhar das crianças ao redor do mundo

criancas

Foto: Por Massimo Bietti. Índia.

O que você vê no olhar das crianças que passam por você? Curiosidade, sensibilidade, frescor? Medo, cansaço, sofrimento? Intensidade, alegria, deslumbramento? Muitas vezes não percebemos o quanto o olhar infantil revela aspectos silenciosos de certas situações ou conta sobre o lugar onde vivemos. Na pressa e automatismo do dia a dia, deixamos de prestar atenção nas percepções daqueles que estão chegando ao mundo, conhecendo pela primeira vez seu funcionamento e se perguntando sobre ele. O que será que as crianças estão pensando e sentindo? Como isto se revela em sua expressão?

Considerando a importância de dar voz aos olhares das crianças e de valorizar a diversidade cultural e social, uma série de fotógrafos* passou a contribuir para a o projeto The Eyes of Children Around the World. A iniciativa é uma página do Facebook que reúne belíssimas imagens dos mais impressionantes olhares infantis ao redor do mundo. Seus criadores afirmam que a conexão que estabelecemos por meio do olhar transcende o julgamento racional. Dessa forma, entramos em contato com partes mais profundas e essenciais de nós mesmos, trazendo à tona aquilo que nos humaniza por essência.

Além das fisionomias e expressões hipnotizantes das crianças, é muito interessante perceber o que rodeia os personagens retratados. Como é o local onde estão? Parecem confortáveis? Está frio ou calor? Carregam algo? Como se vestem? Estão limpos ou sujos? Seu olhar combina com o que está acontecendo em seu entorno? Vale a pena conhecer esse lindo projeto.

Texto do site todacriançapodeaprender

Anúncios

Adoraria saber sua opinião. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s