10 razões para ter uma lâmpada de sal do Himalaia em cada sala da sua casa

Antes de ver os benefícios para a saúde do uso de lâmpadas de sal Himalayas em sua casa, pode ser útil primeiro ter uma breve lição de química:

Toda a matéria (o corpo humano, o ar, a água, etc.) é constituída por moléculas que são feitas por átomos, compostos por três tipos de partículas: prótons (carga positiva), elétrons (carga negativa) e nêutrons (nenhuma carga). Os elétrons orbitam suas moléculas como planetas giram em torno de uma estrela. Ocasionalmente, um elétron voa e, quando o faz, ele deixa um íon com carga positiva cujo único propósito na vida se torna preencher o vazio deixado por seu pequeno elétron perdido. Em outras palavras: quer roubar um elétron de reposição de uma outra molécula. Devido às diferenças na estrutura molecular (número de elétrons na órbita mais distante, força e estrutura de ligações de elétrons, etc.), alguns materiais perdem elétrons muito mais facilmente do que outros.

“Um íon é um átomo ou molécula em que o número total de elétrons não é igual ao número total de prótons, dando ao átomo uma carga elétrica líquida positiva ou negativa”.

Os íons negativos ocorrem com mais freqüência na natureza e muitas vezes são criados por coisas como tempestades com raios, luz solar, cachoeiras e ondas oceânicas. A água corrente é considerada a maior fonte natural de íons negativos e pode ser uma das coisas que contribui para o aroma refrescante das cachoeiras e da praia. Na verdade, esta é uma das razões pelas quais as pessoas muitas vezes relatam se sentirem renovadas ou mais leves após uma tempestade ou na praia.

Com esta compreensão básica dos comportamentos de íons positivos e negativos claramente em mente, vamos dar uma olhada nos 10 melhores benefícios da lâmpada de sal do Himalaia.

1) Lâmpadas de sal limpam e desodorizam o ar

Provavelmente, o benefício mais conhecido – e por que a maioria das pessoas os usa – é devido ao seu incrível poder para remover pó, pólen, fumaça de cigarro e outros contaminantes do ar. “Mas como eles fazem isso”, você pergunta? “É apenas um grande pedaço de sal com uma lâmpada dentro, certo?”

Bem sim, mas não. Há muito mais do que isso.

As lâmpadas de sal do Himalaia purificam o ar através do poder da higroscopia, o que significa que eles atraem moléculas de água do ambiente circundante, depois absorvem essas moléculas – assim como as partículas estranhas que elas estão carregando – no cristal de sal. À medida que a lâmpada HPS se aquece do calor produzido pela lâmpada dentro, a mesma água se evapora de volta ao ar e as partículas de poeira, pólen, fumaça, etc. permanecem bloqueadas no sal.

2) Reduzos sintomas de alergia e asma

Como as lâmpadas de sal do Himalaia removem partículas microscópicas de poeira, caspa de animais, mofo, bolor e similares do ar circundante, colocar uma lâmpada ou duas nas salas onde você gasta a maior parte do tempo pode reduzir seriamente os sintomas de alergia. Mesmo as pessoas que sofrem de asma devem notar uma grande diferença após uma semana ou duas. (Na verdade, o sal rosa do Himalaia é tão bom para suas vias aéreas, que existem até inaladores HPS!)

3) Facilita a tosse

Quando a lâmpada de sal do Himalaia se aquece e começa o ciclo higroscópico de partículas no ar, também muda a carga das moléculas que são liberadas. (Lembre-se de nossa lição de química?) A maioria dos lares são preenchidos com íons carregados positivamente, que não são particularmente bons para a saúde de uma pessoa. Os íons positivos são criados por uma série de coisas, mas a principal fonte para a maioria de nós são nossos eletrônicos.

Um dos prejuízos para a saúde de respirar muitos íons positivos no ar é que os cílios (cabelos microscópicos) que alinham a traquéia tornam-se lentos e não funcionam tão bem para manter os contaminantes fora dos nossos pulmões. Como a lâmpada de sal rosa do Himalaia absorve água e partículas do ar, também leva ions positivos com elas. Então, quando o sal aquecido libera o vapor de água limpo de volta ao ar, ele também expulsa íons negativos que têm o efeito oposto em nossas vias aéreas – aumentando a atividade do cilio para manter seus pulmões limpos.

Em geral, isso significa que além de remover contaminantes do ar, as lâmpadas de sal rosa do Himalaia também ajudam seu corpo a filtrar o ar de forma mais eficientemente, assim as partículas estranhas que respirar não entrarão em seus pulmões.

4) Aumenta os níveis de energia

Dirigir em volta de um campo com as janelas baixas, passar um tempo na praia ou acampar nas montanhas, ou simplesmente tomar um banho pela manhã assim que levantar, são coisas que muitas pessoas consideram revigorantes. Não é coincidência que sejam todas atividades que nos expõem ao aumento das concentrações de íons negativos, como os gerados pelas lâmpadas de sal Himalayas. O fato é que os íons positivos esvaziam nossos corpos de energia. Infelizmente, é muito comum que tentemos diagnosticar o problema como algo completamente diferente.

Se você se sentir constantemente cansado e não sabe por quê, tente manter uma lâmpada de sal Himalayana na sala ou salas onde dispende mais tempo. Após cerca de uma semana,  deve notar uma diferença.

5) Neutraliza a radiação eletromagnética

Hoje em dia, a maioria de nós está vivendo em um oceano metafórico de radiação eletromagnética (EM) que flui de nossos produtos eletrônicos (isto é: televisão, computador, celular, tablet, aparelhos, sterio, etc.). Embora possam ser invisíveis, os efeitos a longo prazo da exposição ao EM podem ser bastante graves. A exposição constante à radiação EM é conhecida por aumentar os níveis de estresse, causar fadiga crônica e diminuir a resposta imune do corpo, entre outras coisas.

Ao emitir íons negativos no ar, as lâmpadas salinas do Himalaia funcionam para neutralizar a radiação eletromagnética. Mantenha uma ao lado do computador, da televisão e de quaisquer outros dispositivos elétricos que você use com freqüência para reduzir o perigo potencial para você e sua família.

6) Melhora o sono

Outro efeito colateral que resulta da exposição excessiva a íons positivos no ar é que eles roubam a sua qualidade de sono. Isso acontece porque essas partículas carregadas positivamente podem realmente reduzir o fornecimento de sangue e oxigênio ao cérebro, resultando em padrões de sono irregulares. As lâmpadas de sal rosa do Himalaia são geradores de íons negativos naturais, assim eles podem ajudar a reverter esse problema. Mantenha um ou dois ao redor do seu quarto para melhorar a qualidade do ar para que você possa dormir melhor a noite.

Lembre-se, mesmo se você não consegue dormir a menos que o quarto esteja totalmente escuro,  pode desligar a lâmpada na hora de dormir. Basta deixá-la ligada o resto do dia para que possa fazer o seu trabalho enquanto estiver acordado. Pessoas em climas úmidos devem estar conscientes de que as lâmpadas HPS tendem a pingar quando o sal se torna frio. Definitivamente deve proteger as superfícies, colocando um prato embaixo e certifique-se de seguir as instruções de uso e cuidados que devem ser incluídos com a sua lâmpada!

7) Melhora o humor e a concentração

As lâmpadas de sal rosa do Himalaia são uma ótima maneira de aumentar naturalmente seu humor ou para ajudá-lo a relaxar no final do dia. Ao mesmo tempo e no lado oposto da moeda, as lâmpadas HPS são ótimas para melhorar a concentração. Novamente, isso se deve ao efeito dos íons negativos em seu corpo, melhorando o fornecimento de sangue e oxigênio para o cérebro e outros órgãos, além de proporcionar um aumento da serotonina – o neurotransmissor que nos faz (literalmente) sentir feliz.

8) Trata o transtorno afetivo sazonal

Além de gerar íons negativos que melhoram o humor e os níveis de energia, a luz suave e natural emitida por uma lâmpada de sal rosa do Himalaia está perto o suficiente para o brilho caloroso da luz do sol que elas podem até mesmo ser usadas para aliviar os sintomas do transtorno afetivo sazonal.

9) Reduz a eletricidade estática no ar

Embora não seja um “benefício para a saúde” à primeira vista, o estático é uma coisa incomodante. Isso causa estresse, constrangimento e frustração. Acontece aquele efeito estático quando você menos espera, quando está alcançando a maçaneta de porta, beijando seu marido ou esposa antes de dormir, ou tentando acariciar seu cão ou gato. Estática pode dar-lhe um dia de cabelo ruim, tornar impossível de limpar migalhas ou café do balcão da cozinha, e até mesmo que acidentalmente vá trabalhar com uma meia presa na parte de trás da sua camisa …

O ponto é, a eletricidade estática pode ser uma enorme dor e as lâmpadas salinas do Himalaia são uma maneira natural de neutralizar as partículas ionizadas no ar que o causam.

10) Fonte de Luz Ambientalmente Amigável

Por último, mas não menos importante: as lâmpadas de sal rosa do Himalaia são amigas do meio ambiente. Embora apenas uma estimativa, as reservas das quais o HPS é minado medem em algum lugar entre 80 e 600 milhões de toneladas e prevê-se que dure pelo menos mais 350 anos à taxa de extração atual. A base de uma lâmpada HPS geralmente é esculpida a partir de uma madeira sustentável como o neem. Algumas lâmpadas usam uma lâmpada de baixa potência que consome muito pouca energia enquanto outras são alimentadas por uma vela acesa.

As verdadeiras lâmpadas de sal Himalayas são realmente blocos sólidos de sal Himalayas que foram esculpidos à mão. As profundas minas subterrâneas em Khewra, no Paquistão, localizadas na borda ocidental das montanhas do Himalaia, são a única fonte de verdadeiro sal rosa do Himalaia.

(Fonte: tradução livre do naturalliving

Anúncios

Adoraria saber sua opinião. Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s